Estágios Obrigatórios

A realização de Estágios Obrigatórios nas unidades do Complexo HC é concedida exclusivamente a alunos cuja Instituição de Ensino já tenha firmado o Termo de Cooperação para estágios, com o Hospital das Clínicas. Consulte a sua Instituição para maiores informações.

O programa objetiva a capacitação/treinamento de profissionais com graduação Técnica, ou Superior, na área de Saúde e correlatas, para a realização de atividades supervisionadas que contemplem ensino, pesquisa e assistência.

“Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.” ( Lei 11.788 set 2008 )

Para a realização de Estágios Obrigatórios nas unidades do hospital é necessário que a Instituição de Ensino requerente realize os seguintes passos:

  1.              I.      Entrar em contato com Escola de Educação Permanente (EEP) para iniciar a solicitação de campos de estágio, período e nº de alunos, bem como os valores da contrapartida para os estágios solicitados.
  2.           II.      Formalizar a solicitação do estágio por meio do preenchimento dos formulários, Plano de Estágio e Contrapartida e, em seguida, encaminhe-os à EEP.
  3.        III.      A EEP encaminhará estes formulários para a área concedente, para aprovação, por meio da Unidade de Educação Permanente do Instituto.
  4.        IV.      É necessário que a instituição de ensino tenha assinado um  Termo de Cooperação, que deve ser encaminhado juntamente com os documentos:
  • Fotocópias autenticadas do Contrato Social e/ou Estatuto Social; da Publicação de autorização de funcionamento do Estabelecimento de Ensino; da Autorização de Funcionamento do curso que está solicitando o estágio (publicação no Diário Oficial) e da Certidão de Responsabilidade Técnica Emitida pelo Conselho Profissional, acrescentando dados da Instituição de Ensino (razão social, CNPJ e endereço) e dados do Representante Legal que irá assinar o Termo de Cooperação, incluindo qualificação completa (profissão, CPF, RG e endereço). Esclarecemos que o Termo de Cooperação é elaborado pela Fundação Faculdade de Medicina do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Todos estes documentos deverão ser encaminhados via correio para a EEP, rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 471, Cerqueira Cesar – São Paulo – CEP: 05403-010. A elaboração do Termo de Cooperação está vinculada à entrega destes documentos.
  1.           V.      Após firmar o Termo de Cooperação, a instituição de ensino encaminhará o Termo de Compromisso, que é um documento celebrado entre o estudante, a parte concedente da oportunidade do estágio e a instituição de ensino, portanto devem ser elaboradas 03 vias, devidamente preenchidas e assinadas, para serem entregues à EEP vinte dias antes do início do estágio.
  2.        VI.      Encaminhar lista dos nomes dos estudantes em planilha Excel para o e-mail estagios.eep@hc.fm.usp.br.

fluxo